Ministérios

Ministérios

O termo “ministério” é amplamente usado na Renovação Carismática Católica para designar, de uma maneira geral, os diversos serviços do Grupo de Oração.

Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto na descoberta cada vez maior de sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão.
“Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor” (I Cor 12,5). Fazendo esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios – serviços – em submissão a Jesus Cristo e dentro de um contexto de comunhão eclesial (cf. Ef 4,11-16). Assim, devem funcionar harmonicamente como em uma orquestra, em que cada um faz o seu “som”, mas o todo é que faz a beleza.
As equipes ou ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade de cada Grupo de Oração. Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que surgem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espírito para seu atendimento: “Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade” (Rm 12,6-8).
 
(Este texto foi retirado da apostila Grupo de Oração, número 3 do módulo básico de formação da RCC. Conheça o material no site da Editora RCCBRASIL).
 

Para que em todos os Grupos de Oração do país, cada Ministério trabalhe em unidade, com a visão, espiritualidade e carisma, alinhados ao Movimento, cada um dos Ministérios possui, além da coordenação no Grupo de Oração, representação diocesana, estadual e nacional. Você pode conhecer as coordenações nacionais, clicando no menu ao lado.

Fonte: www.rccbrasil.org.br